terça-feira, 2 de agosto de 2011

ZORBA, O GREGO

Lá se foi o grande Michael Cacoyannis, diretor e roteirista do fantástico, espetacular e fabuloso filme Zorba, o Grego. Ele transformou o livro do não menos talentoso Nikos Kazantizakis, num dos maiores best-sellers da história literária mundial, bem como deu uma personalidade fidelíssima ao protagonista, na interpretação magistral de Anthony Quinn, e ao não menos talentoso ator britânico, Alan Bates, no papel de um frustrado escritor inglês, que resolve reativar uma mina de linhito na Ilha de Creta, então pertencente ao seu falecido pai. Como o aventureiro Zorba se oferece, com seus conhecimentos sobre mineração, a ajudá-lo na empreitada, os dois se instalam numa pensão, única hospedagem de um lugarejo da ilha, com o pomposo nome de Hotel Ritz.
Zorba amasia-se com a dona da pensão, Hortense, e Basil - nome do escritor inglês -, começa a curtir uma paixão correspondida por uma bela mulher, que vivia na janela de sua modesta casa, apreciando a movimentação dos dois.
Começa ali uma das melhores histórias da amizade de dois desconhecidos que se apaixonam profundamente pela vida livre e desordenada dos aventureiros.
Os diálogos e as cenas são inesquecíveis. Quando os dois, testando um teleférico para o transporte do minério - construído pelo mineiro de araque, Zorba -, na primeira tentativa de uso, com transporte de água, a estrutura se desmorona como um dominó e a pequena fortuna do frustrado inglês vai, literalmente, por água abaixo. Atônito, ele apela para Zorba: _ Teach me to dance. O grego, abismado, joga o paletó no chão, abre os braços e o convida a segui-lo, ensinando-lhe os passos da sirtaki, do compositor Mikis Theodorakis, que ficou conhecidíssima como a “canção e a dança do Zorba”. Uma apoteose!
Os dois desfilam uma dança sincronizada, pelas falésias cretenses, numa cena contagiante.
Belo Horizonte, 2 de agosto de 2011.
Em homenagem ao meu querido sobrinho/afilhado Caio, admirador, como eu, desta grande obra literária e cinematográfica

Ouçam essa maravilha musical e vejam a cena registrada nas MELHORES, THE BEST.
Vale a pena.

FRASES, PENSAMENTOS E AFORISMOS
Quem não perde o juízo para certas coisas, não tem juízo a perder.
G. E. Lessing (filósofo alemão)