terça-feira, 29 de julho de 2014

DUNNS RIVER FALLS, JAMAICA
Depois de um formidável breakfast, preparamo-nos para uma visita ao chamado Dunns River Falls, ponto turístico em Ocho Rios, cidade localizada ao norte da ilha da Jamaica, onde os turistas se metem rio acima, enfrentando uma corredeira cheia obstáculos e dificuldades, como pedras, árvores, galhos e muitas vezes um turista enrolado pela água, descendo rio abaixo. É um fenômeno curioso aonde os turistas, geralmente em fila, sobem o rio em direção à sua foz contra uma correnteza fortíssima.
Geralmente não encaro essas aventuras turísticas, pois sou complicado, uso lentes de contato, não sou corajoso para enfrentar a natureza, enfim, sou um observador e não um aventureiro. Mas, como não queria desapontar meus companheiros, animadíssimos para a prova, tirei a bermuda e os tênis e, de sunga, entrei na água. Minha valentia foi efêmera. Não andei dez metros na corredeira e já me safei com a Margarita, minha colega de El Salvador, para um barzinho estrategicamente montado para atrair os mais covardes. Ofereciam cervejas geladas e uns tira-gostos, que me pareceram de pimentões fritos devido às cores: eram vermelhos, verdes, amarelos e bem crocantes.
Daquele mirante privilegiado, ficamos contando os tombos e cambalhotas dos nossos amigos. Uma orgia de acidentes e alguns até com ferimentos mais graves. Vimos um turista todo ensanguentado sendo socorrido pelos enfermeiros de plantão. Ele havia ralado as costas nas pedras como se fosse um queijo parmesão. A aventura rio acima leva uns quarenta minutos e ficamos por ali esperando nossos colegas, que chegaram contando as dificuldades de cada um.
Pensei comigo: como trocar umas cervejas geladas e um papo tão agradável por uma ralação dessas?
Belo Horizonte, julho/2014.
rhbrandão@gmail.com
FRASES, PENSAMENTOS E AFORISMOS

“A vida é um espetáculo belíssimo.” Ariano Suassuna (1927-2014)