terça-feira, 21 de janeiro de 2014


CARROS ANTIGOS: uma paixão
Na minha última estada em Greeley, no Colorado, fui apresentado a um novo membro do Comitê dos Companheiros das Américas local, Mr. Co Van Herwaarden, de origem holandesa, radicado há muitos anos nos Estados Unidos. Na estrada de acesso à cidade, ele possui duas concessionárias: uma BMW e uma Mini Cooper - duas fábricas correlatas, pois pertencem à mesma bandeira BMW.
Naquela ocasião, o companheiro sabendo do meu gosto por carros antigos, levou-nos - ao Roger e a mim - a bordo de um BMW X1, série 2, para conhecermos sua última aquisição: um Porsche Speedster 1957, conversível, que estava num galpão,  sendo restaurado num cavalete especial por ele inventado.
Na oficina de Mr. Herwaarden, os carros são fixados pelos chassis a um eixo com uma roldana, que vai girando a comando do mecânico/restaurador, que vai repassando todos os detalhes do carro: a lataria, a mecânica, a suspensão e o sistema elétrico. É uma invenção muito interessante, pois, o restaurador não precisa ficar se virando para conferir todas as partes. É o carro que gira e os profissionais vão fazendo, cada um, a sua parte. Tenho a impressão até de que é ele mesmo quem faz todos os serviços, pois adora a função.
Esse senhor - que está na foto, ao lado dos Porsches restaurados, um 1600 Super fabricado em 1963 e o Speedster que conheci no cavalete, mantém, ainda, aqui no Brasil, uma casa/fazenda em São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina, aonde, todo ano, refugia-se com a família durante o rigoroso inverno coloradense. É minha intenção visitá-lo aqui, oportunamente.
A propósito do programa dos Companheiros das Américas, estamos empenhados em desenvolver um projeto para estudantes de ambos os estados – Minas Gerais/Colorado - para o intercâmbio chamado 100t Students. É uma ideia nova dos Partners para possibilitar o aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre línguas, hábitos e costumes das duas culturas.
Agora, só para matar as saudades, aí estão, nas fotos, os carros antigos que tive.
Belo Horizonte, janeiro/2014.