sábado, 7 de março de 2015

                               Puerto Plata - Rep. Dominicana (Foto Google)
LA HISPANIOLA – Fellows II
Chegamos à República Dominicana sem nos conhecermos. Éramos vinte profissionais latino-americanos e vinte americanos, para o começo de uma série de seminários, visitas, compartilhamento de experiências e, principalmente, para conhecermos em detalhes a atuação do programa Partners of the Americas, no Hemisfério Ocidental. O grupo era tutelado por um ex-embaixador, um relações-públicas internacional e um monitor.  Nos próximos quatro anos, eles nos ofereceriam a melhor oportunidade de conhecer mais de dez países, seus costumes, sua cultura e sua educação.
Como sempre na vida, viajava acompanhado do meu inseparável violão, um grande conquistador de amizades e abridor de portas insubstituível. De cara, enquanto afinava suas cordas, no meu quarto de hotel, onde estava acompanhado do colega mexicano Luiz Carlos Ordoñes, foram chegando os outros bolsistas. Quando percebemos, o quarto estava lotado e o corredor em frente também abarrotado. A cada um que chegava, eu pedia que se apresentasse com o nome, de onde vinha e o que fazia, e, num minuto, ele já estava incorporado à turma.  Naquela balada, passamos uma semana na deliciosa ilha La Hispaniola.
A República Dominicana é uma nação na ilha de La Hispaniola, parte do arquipélago das Grandes Antilhas na região do Caribe, que faz fronteira com o Haiti. Lá, conhecemos a primeira universidade inaugurada nas Américas, a Universidad Madre y Maestra, onde participamos de seminários e palestras sobre a verdadeira história da chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano. Também ali, ainda fomos brindados com a apresentação de um coral de mais de cem participantes, que cantou maravilhoso repertório de músicas típicas da ilha, mescladas com canções internacionais. 
Na Dominica, está enterrado o corpo de seu descobridor, Cristóvão, bem como do seu irmão, primeiro governador da recém-inaugurada colônia.
Música típica
"O merengue é um tipo de música e dança na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. É bastante popular em vários países latinos tais como Porto Rico, Haiti, Venezuela, Colômbia e é a dança nacional dominicana. É também largamente conhecido em Angola já que a sua origem é africana e foi levado pelos escravos da África Austral (Angola)http://pt.wikipedia.org/wiki/Merengue - cite_note-1 para os novos territórios das Américas. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados, com vocalistas divertidos. Ao nível coreográfico, o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados.
Actualmente, o merengue, assim como a sua prima salsa, sofreu influências norte-americanas, como a de grandes bandas. Os instrumentos mudaram, mas o ritmo continua inconfundível. A dança é muito alegre e contagiante, com passos fáceis que permitem a cada dançarino se expressar através de seu gingado, podendo também ser dançada por um casal." (Fonte Wikipédia)

FRASES, PENSAMENTOS E AFORISMOS

Para conhecer o caráter de um homem, dê-lhe o poder. Abraham Lincoln