sábado, 3 de novembro de 2012

EDGARD MELO, O PIONEIRO

Em 1968, a convite do Ronald Andrade, passei a representar, em Belo Horizonte, a Randrade Propaganda, agência com sede, até então, no Rio de Janeiro. A experiência seria fascinante, pois o negócio da publicidade em terras mineiras ainda era um tanto precário e, para mim, totalmente desconhecido, embora gostasse dos resultados apresentados em anúncios para jornal, em spots de rádio e nos comerciais para TV.
Como acontece com qualquer negócio novo, o desafio era grande, mesmo porque os anunciantes mineiros conheciam pouco sobre os trabalhos da criação publicitária e, em BH, havia só uma agência montada como tal, a ASA Publicidade. Comentavam que o nome havia sido formado pela expressão After Six Agency, cujos proprietários, Edgard Melo e Hélio Faria, só se dedicavam a ela depois de cumpridos seus expedientes em outras empresas, onde trabalhavam em tempo integral. Assim, a ASA foi, realmente, a pioneira.
Representando a Randrade, passei a atender a dois clientes locais, já prospectados pelo Ronald: a Carbel, Revendedora VW, do nosso primo Luiz Flávio Pinto Coelho, e a Josué Irffi Jóias, que vendia pedras e cristais. Para tanto, o Luiz Flávio cedeu-nos uma mesa e uma cadeira, numa das salas da Carbel, e disponibilizou um telefone. Foi como comecei minha feliz e produtiva carreira publicitária, sempre sob a orientação do grande amigo e excelente professor Ronald. E, com muito entusiasmo, comecei a captar algumas empresas para a nossa, então vazia, carteira de clientes.
No corre-corre ditado pelo novo empreendimento, certa tarde entrei no Bemge, agência Praça Sete, a fim de pagar um título em nome da Randrade e sentei-me ao lado de alguns office-boys e de um jovem senhor de terno e gravata. O caixa ia citando os títulos que chegavam para pagamento e chamando os interessados, até que chamou, simultaneamente, os representantes da ASA e da Randrade para se dirigirem aos caixas. Levantei-me e ao meu lado surgiu o Edgard Melo, que era o tal jovem senhor de terno e gravata. Apresentamo-nos e, a partir dali, criamos uma boa relação de amizade, que durou até outro dia, quando infelizmente um daqueles “boys” da fila de espera do Bemge foi chamado para o andar de cima. Que Deus abençoe o amigo Edgard.
Roberto H. Brandão - Publicitário
Belo Horizonte, 28 de junho de 2012.

FRASES, PENSAMENTOS E AFORISMOS
O bom vinho não é o que os críticos e os entendidos enaltecem, nem aquele que custa os olhos da cara, nem o que todos bebem. O bom vinho é aquele de que gostamos, o que conseguimos comprar e, principalmente, o que bebemos em boa companhia! (De algum bom bebedor de vinhos, talvez do próprio Edgard mesmo)