domingo, 22 de junho de 2014

MANHATTAN
Fazia uma visita ao meu amigo Peter, em Nassau, nas Bahamas, quando resolvi passar uns dias em New York para arejar a cabeça. Ou complicar, sei lá. Cheguei lá no rigoroso inverno de 1968 e quando atravessava a rua dei de cara com um velho amigo de Ribeirão Preto, flanando à procura de um bar para um drink. Sugeri irmos ao Waldorf Astoria, ali perto, cujo bar é excepcional e onde a gente encontra de tudo, desde hóspedes famosos até atores e diretores de cinema, artistas e boêmios, em geral.
Dito e feito. Lá, vimos entrar o não menos famoso Woody Allen, acompanhado de uma menina linda, bem novinha, aparentando uns dezoito anos. Ele logo nos fez a apresentação, apontando Miss Hemingway. É comum nos bares do mundo, principalmente nos Estados Unidos, todo mundo conversar com todo mundo. Não tem este negócio de ficar sentado numa mesa de fundo, num canto qualquer e ficar escondido curtindo uma fossa. Neles, todo mundo acaba amigo e os boêmios se abrem como se fossem conhecidos da vida toda.
Logo, estávamos batendo papo com o extravagante diretor que contava, animadamente, estar iniciando as filmagens de Manhattan, alusivo, naturalmente, à Big Apple, em que ele interpretava uma figura corriqueira da cidade, um escritor sem tema, divorciado, que namora aquela menina, a Mariel Hemingway, mas apaixonado mesmo por uma mulher mais madura, a personagem de Diane Keaton. Naquele momento, ele pediu ao bartender, conhecido dele, que colocasse uma fita com músicas do George Gershwin, que era a trilha sonora do filme, e começamos a derrubar litros do adorável Jack Daniels, no estilo cowboy.
Esta historinha me veio à cabeça porque fui convidado pelo Célio e pelo Zé Carlos para gravar com eles mais um CD e, desta vez, cantando Embraceable you, tema presente em todo o filme Manhattan, assim como as imortais Rapsody in blue e Someone to watch over me.
Estamos muito animados e em pleno ensaio: eu, cantando no chuveiro, e eles discutindo a harmonização e os solos. Estou até pensando em incluí-lo  - bem como o primeiro CD, Em Família -, no rol de músicas deste blog.
Belo Horizonte, junho/2014.
FRASES, PENSAMENTOS E AFORISMOS
O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem. Péricles 


 
Foto Google.