segunda-feira, 24 de março de 2014


A “ANUNCIAÇÃO” de Van Eick
Numa visita à National Gallery of Art, em Washington, com um acervo composto por obras de Calder, Matisse, Miró, Picasso, Polock e Rothko, fui apresentado, pelo guia, a uma obra especial devido à relação dela com a história universal moderna, e ainda, com relação à história do próprio museu: a Anunciação, óleo do pintor flamengo Jan Van Eyck, que retrata o Arcanjo Gabriel fazendo a anunciação à Virgem Maria de que ela vai ter o filho de Deus (Lucas 1:26-38). Detalhes riquíssimos de uma técnica única entre os pintores daquela escola.
Hoje, em férias, fiquei sabendo como aquela obra chegou ao famoso museu, através de um documentário no novo canal Art 1, da rede fechada de TV.
Com a Revolução Comunista de 1917, Stalin expulsou Lênin e assumiu a presidência da Rússia, que estava completamente desfigurada e com um povo faminto que havia acreditado naquele malogro dialético que ele havia pregado. Precisando fazer dinheiro rápido, o ditador resolveu vender o que ainda havia de mais valioso na Rússia, os preciosos acervos dos museus, principalmente do Hermitage, o maior deles, em Leningrado.
A notícia correu mundo e encontrou um colecionador americano de obras de arte, o milionário Andrew Mellon. Excitadíssimo para juntar ao seu acervo uma obra de Van Eyck, enviou um especialista que arrematou o famoso quadro, obra restaurada e transferida para tela em perfeito estado de conservação.
No entanto, o milionário envolveu-se com problemas com o fisco e resolveu doar sua primorosa coleção ao Governo dos Estados Unidos projetando e mandando construir o prédio da National Gallery of Art, que foi inaugurada em 1941, depois da morte dele em 1937.
Belo Horizonte, março/2014.

FRASES, PENSAMENTOS E AFORISMOS
"Um romance é tudo o que o escritor é: seus sonhos, suas leituras, sua idade, sua língua, sua aparência física, suas doenças, seus pais, sua classe social, seu trabalho...e também seu gênero sexual, sem dúvida alguma." 
Rose Montero....