domingo, 3 de agosto de 2014

Steel Band Rainbow Pans based in Newcastle
STEEL BAND IN TRINIDAD&TOBAGO
Tomava um drink no bar do hotel com minha amiga Arelis, da Nicarágua,
quando fui incitado pelos colegas a pegar o violão e juntar-me a uma steel band,  que se organizava nos jardins do hotel para uma apresentação na festa de encerramento do seminário de ex-Kellogg Fellows, organizado em Trinidad&Tobago, no Caribe.
Arelis falou: No debes, Roberto. La guitarra vá a sumir. Las bandas tocan muy alto. Não dei ouvidos, botei o violão no ombro e descemos para o gramado, onde as mesas estavam sendo montadas para a festa.
No final do jardim, estavam os músicos sentados na grama com suas roupas brancas e seus tambores brilhantes. Talvez, fossem uns cinquenta. Descobri um com cara de maestro e fui apresentar-me a ele: Please, Mr., someone asked me to join you and the band with my guitar. Ele me olhou intrigado e apontou: This guitar? Assenti com a cabeça e ele, sorrindo, chamou: C`mon boys, I need just five of you. Let`s show to this gentleman how our sound likes. Which song? Um deles disse: Let`s play Marvin Gaye`s Whats going on. E, olhando pra mim, perguntou: Do you know? Falei que sim e ele comandou: Ok, come join us.
Pegou-me pelo braço e nos aproximamos dos músicos que haviam acabado de afinar os instrumentos e estavam começando a tocar. Violão em punho, tentei acompanhá-los. Montei um acorde qualquer e fui batendo nas cordas. Virou uma piada. Eu nem conseguia ouvir o que eu estava sendo tocado. Pensei comigo, Arelis tinha razão.
Nisto, surge o som distante de um trompete acompanhando o pequeno grupo. Todos os outros músicos se levantaram e montaram a mais linda e sonora steel band que jamais ouvi. Uma maravilha! O som era fantástico e contaminou o hotel, as ruas, a cidade. Os convidados da festa já vinham chegando e foram-se juntando aos hóspedes do hotel, que também haviam saído para se incorporar ao churrasco, mesmo sem convite. Era um som contagiante. Tratei de sumir com o violão e também fui juntar-me ao grupo de encantados com a banda e o trompete do nosso colega. Arelis já estava lá. Foi uma noite maravilhosa!
Belo Horizonte, agosto 2014

FRASES, PENSAMENTOS E AFORISMOS
“Uma valsa e um vinho, sempre pedem bis”. Johan Strauss