sábado, 21 de março de 2015

                                                ALARME NO HOTEL
Estava num quarto de hotel em Boston, nos Estados Unidos, quando soou uma campainha ensurdecedora. Assustei-me e corri até a janela para ver o que poderia estar ocorrendo. Nisto, os alto-falantes do rádio, no quarto, alertam: "Atenção, não saiam dos seus quartos e aguardem instruções. Repito, não saiam e aguardem instruções." Assustado e obediente, permaneci no quarto.
Sentei-me na poltrona e comecei a escrever um relatório sobre a palestra à qual havia comparecido, à tarde, no MIT - Massachussets Institute of Technology, em Cambridge. Entre um parágrafo e outro, ia à janela, até que  vi uma intensa mobilização de caminhões de bombeiros, com a sigla BFD - Boston Fire Department. Era um princípio de incêndio no Hotel, completamente lotado para a Convenção Anual dos Partners of the Americas, em 1995.
Incrível como sou calmo nestes momentos aflitivos! Assim como quando embarco num avião, navio, helicóptero ou seja lá no que for. Não me abalo por nada, pois sei que a minha sorte já está lançada e na mão de alguém, do comandante, dos pilotos, enfim, de quem está encarregado de conduzir as máquinas. Nada posso fazer, assim...
Subitamente, alguém bate à porta do meu quarto, mas sem falar nada. Os funcionários do Hotel usualmente se anunciam:"breakfast", "message", etc. Diante do silêncio, abri a porta e dou de cara com uma colega de seminário,  que me propõe apavorada: Roberto, estoy horrorizada y necessito de compañia. 
No entiendo las mensajens en el radio y me siento insegura. Ayudame por favor. Brinquei com ela: "No problem". Mas, no fundo, senti certo conforto com a presença dela. Eram nove horas da noite e a nova companhia até sugeria umas cervejas para esperar as instruções.
Por volta da meia-noite, o rádio volta a falar: "Desculpem-nos o transtorno, senhores hóspedes, mas um alarme falso de incêndio - provocado pela fumaça de um cigarro num quarto de não fumante -, foi o que causou toda esta confusão. Perdoem-nos e durmam bem.”
Ufa! Até dormimos muito bem.
Belo Horizonte. março/2015
rhbrandao@gmail.com
FRASES, PENSAMENTOS E AFORISMOS
"Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um idiota por qualquer dos lados." Provérbio judaico.