sábado, 30 de março de 2013

PAPA FRANCISCO, O CARA!
Com todo o respeito, considero o Papa Francisco, o cara. Foi ele quem me deu liberdade para tratá-lo assim. Aliás, com os Papas já venho me entendendo há muito tempo. Vocês devem se lembrar da crônica postada aqui no tocabrandão sobre uma vez que escrevi ao Papa Paulo VI. Foi um sucesso de crítica, pois, como disse, quase ninguém se atreve a escrever para o Papa. Os crentes não têm coragem e os incrédulos não se interessam pela palavra dele.
Para o atual, não vou escrever, ele mesmo já vem esclarecendo-me sobre diversas dúvidas que venho levantando ao longo da vida a respeito da Igreja Católica. E de forma espontânea desde sua recente aparição pública. 
Creio que ele seja o missionário que a Igreja precisa no momento: um religioso de princípio, convicto e com muita história, respeitoso, profundamente teólogo, simpático, aberto, acessível e rigorosamente popular.
Aquela postura e até aquelas vestes dos seus antecessores vinham contribuindo para o afastamento gradual e intenso de uma grande parte dos bilhões de católicos espalhados pelo mundo afora. A humildade relatada na Bíblia sobre a vida de Jesus é o maior exemplo que nenhum deles seguiu até hoje. Pelo contrário, até agora todos têm sido personalistas, enfeitados e trancafiados em suas redomas, ostentando sempre uma figura mítica afastada do contato direto com o povo, arma imprescindível para a arregimentação de soldados e seguidores.
Assim, acredito que a Igreja Católica precisava de um chefe supremo que nos conduzisse a acreditar nos seus princípios e dogmas por convicção e não por medo.
Aquela força misteriosa que todos precisamos tem que vir através de uma crença religiosa verdadeira, factível, e não de uma subordinação a símbolos e enfeites que, como vinham sendo apresentados, mistificavam suas ações e espantavam os menos informados.
Jesus sempre pregou: “Vinde a mim...” e não, “Obedeçam-me...”
Seja bem-vindo e parabéns Papa Francisco, Sua Santidade é o cara..
Belo Horizonte, março/2013.

FRASES, PENSAMENTOS E AFORISMOS
O que se opõe à fé não é o ateísmo, é o medo. Leonardo Boff